quarta-feira, 27 de abril de 2011

Chocolates x Frutas

Esse é um assunto que também rende: alimentação. Quando não temos filhos, sempre julgamos as mães que liberam coisas nada nutritivas aos filhos. Quem ainda não tem um pequeno pra cuidar adora palpitar na vida das mães. É que na teoria é bem mais fácil do que na prática, não é verdade?

Sou daquelas mães bem tranquilas quando o assunto é comida. Meus filhos sempre foram fáceis para comer, o que não é comum na maioria das casas. Tenho muitas amigas que se desesperam na hora das refeições e eu juro que não saberia também  como me comportar. 

Aqui em casa a coisa funciona mais ou menos assim: durante a semana eles tem que seguir a rotina, almoçar e jantar na hora certinha e tem que comer a comida toda. Eles já começam a dizer que não querem isso ou aquilo, mas digo que se não comerem os legumes e as verduras, não poderão comer besteiras depois.  Ah, e se não comem tudo, nada de sobremesa. Alguns acham isso loucura, mas na hora do jantar, todos os dias eles tomam uma sopa (com os mais variados tipos de macarrão). E os dois adoram, nunca reclamaram. Foi uma maneira que encontrei deles comerem tudo o que é saudável e importante para o crescimento, a saúde etc e tal.

E desde bem pequenos que os acostumei com frutas. Aqui em casa sempre tem muita variedade e eles trocam facilmente um biscoito recheado por um pedaço de melancia, uma banana, um melão e por aí vai. Adoro quando chegamos em um restaurante e minha filha logo pede uma fruta ao garçom.

Mas, como todas as crianças, gostam muito de balas, chocolates, refrigerante. E eu deixo. Pronto, falei! Fico com pena dos pequenos que não conhecem o delicioso prazer de se comer um brigadeiro. Mas deixo isso para o fim de semana, para as festinhas. Mas se durante a semana pintar um "kinder ovo" de surpresinha no fim do dia, também não vejo mal nisso.

E vocês, como fazem com a educação alimentar dos filhos?

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog querida! Não sei como vc dá conta, rsrsrs, marido, casa, DOIS pimpolhos, trabalho, vida pessoal + blog, ufa! Adorei, e virarei habitué, pode contar :) beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Da mesma maneira... só não tenho a hora certinha, apesar de tentar! Os pequenos aqui tb se amarram numa fruta e o gabriel e louco por soupa.. o gui que ta mais velho, agora e dificil, mas em compensação nunca reclama dos legumes e das verduras! beijocas

    ResponderExcluir